Curta!



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pé na areia e tecnologia nas mãos

Se você é daqueles que não consegue largar seu notebook, ipad, celular nem para curtir a praia, dá uma olhada nessa matéria do Terra com várias dicas de cuidados especiais para preservar seus equipamentos.


Altas temperaturas e maresia oxidam os componentes eletrônicos. Foto: Shutterstock/Terra
Altas temperaturas e maresia oxidam os componentes eletrônicos

A combinação entre altas temperaturas e chuvas é um perigo não só para a saúde do ser humano. Eletrônicos também sofrem com o clima do verão. Celulares, notebooks, tablets, máquinas fotográficas e todos os "brinquedinhos" indispensáveis no dia a dia precisam ser tratados com cuidado para não acabar indo para o lixo antes do outono chegar. O problema está principalmente no excesso de calor e no contato com superfícies úmidas.
Bateria dos eletrônicos é comprometida com calor acima dos 30ºC  Foto: Shutterstock/Terra
Bateria dos eletrônicos é comprometida com calor acima dos 30ºC


Na praia, em casa, no clube, no escritório ou até mesmo no sítio, a lógica é bastante simples: temperatura alta e água enferrujam os aparelhos. É o que explica Luis Cláudio Lima Junior, coordenador da área de Eletrotécnica do campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). "O tempo nesta estação acelera a oxidação das peças." Por isso é preciso que cuidados especiais sejam tomados. "Mantenha o eletrônico sempre em locais secos e longe da exposição direta com o sol", aconselha Luis Cláudio. 

Não deixe aparelhos dentro do carro estacionado em local com contato direto com o sol  Foto: Shutterstock/Terra
Não deixe aparelhos dentro do carro estacionado em local com contato direto com o sol
Quem acha que apenas a qualidade do circuito eletrônico é comprometida está enganado. A bateria também é danificada quando a temperatura ambiente é superior a 30ºC. Por isso, pense duas vezes antes de deixar o celular no porta-luvas ou o notebook no banco de trás, enquanto o carro estiver estacionado num local com contato permanente com o sol. Na praia, tente deixá-los na sombra e redobre a atenção para que não caiam na areia ou na água. 
Notebooks e tablets devem ser usados em superfícies secas  Foto: Shutterstock/Terra
Notebooks e tablets devem ser usados em superfícies secas
 
Até o suor pode afetar os componentes. O contato do líquido na pele com o aparelho durante a prática de alguma atividade esportiva oxida tocadores de mp3 e celulares. Por isso, programe sua playlist antes de começar a atividade e tente manter o mínimo de contato possível do aparelho com a pele úmida de suor. 

Molhou, e agora?
Se mesmo depois de tantos cuidados, o aparelho entrar em contato com água, o melhor é retirar a bateria imediatamente. Para tentar salvar seu gadget, deixe em um ambiente quente e limpo para que ele possa secar naturalmente. Não passe pano ou use o secador para acelerar o processo. Feito isto, cruze os dedos. "Nada garante que o eletrônico voltará a funcionar, pois há curto-circuito durante o contato com a água. Mas existe a possibilidade, ainda que a capacidade fique reduzida", explica o coordenador. 

Se o aparelho cair na água, deixe-o secar naturalmente  Foto: Shutterstock/Terra
Se o aparelho cair na água, deixe-o secar naturalmente


Fonte: Agência Hélice para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário