Porto de Galinhas é um lugar maravilhoso, com kilômetros de praia.
Se você procura um mar bem calmo e tranquilo, vá nas piscinas naturais, ou nos arredores da vila. Também vale conhecer o pontal de Maracaípe e Muro Alto.
Nas outras áreas como Cupe, Merepe, Maracaípe, as ondas são fortes e geralmente com correnteza.
A medida que a maré vai subindo, é preciso ficar atento, e certos cuidados são necessários:
- Preste atenção na sinalização (placas indicando que o mar é perigoso na área).
- Salva-vidas fazem um bom trabalho de prevenção, indicando o lugar mais adequado para banho, sugerindo aos banhistas a sairem da área de risco.
- Verifique a tábua das marés, AQUI .
- Evite os trechos com água na cintura ou mais fundos, principalmente se for uma descida, pois sem preceber, a água passa da cintura para acima da cabeça. Aí então aparece o risco de um afogamento, principalmente para quem não sabe nadar.
- Nessas áreas, mesmo quando o mar não tem onda, paracendo calmo, existem os famosos caldeirões, que são tipos de correnteza que pode puxar o banhista para baixo.
Se você quiser entrar no mar em alguma dessas áreas de mar aberto, vá com cuidado. Procure um salva-vidas e entre no mar perto dele. Se possível avise alguém no hotel ou pousada, e vá em algum lugar onde haja mais banhistas ou gente tomando sol. Fique no raso, de preferência.
Agora vá à praia, e divirta-se sem riscos.
Brincadeira de criança
Final do ano passado apareceu uma matéria na televisão dizendo que 80% das ocorrências dos salva-vidas nas praias de Pernambuco são com crianças e adolescentes.
Amigos, sempre é muito importante lembrar que se você vai com alguma criança para a praia - seu filho, sobrinho, filho de amigo, aluno, etc. A diversão é da criança!!
Você adulto e responsável pode até se divertir, mas seu foco é nas crianças que está tomando conta.
Os guarda-vidas podem agora estar de olho nas suas crianças, e também em outras crianças.
Seus pequenos precisam de SUA atenção para que o dia de praia comece e termine bem!